domingo, 19 de fevereiro de 2017

São Francisco de Assis

São Francisco de Assis (1182-1226) foi um religioso italiano. Fundou a ordem dos Franciscanos. Era filho de um rico mercador e comerciante mas fez votos de pobreza. Foi canonizado pelo papa Gregório IX, dois anos depois de sua morte.

São Francisco de Assis (1182-1226) nasceu em Assis, na Itália, no dia 5 de Julho de 1182. Era filho de Joana e Pedro Bernardone Maricone, rico mercador e comerciante de tecidos. As suas mercadorias eram vendidas na praça central da cidade de Assis.

Estudou na escola Episcopal, onde aprendeu a ler, escrever e principalmente contar. Enriquecera uma obsessão naquela época. Ajudou o seu pai no comércio, mas viver atrás de um balcão não era trabalho que o atraísse.

Em 1197, com a morte do imperador romano-germânico Henrique VI, que dominava a região, inicia-se uma revolta dos mercadores de Assis. O Ducado de Assis era controlado pelo Duque de Spoleto, que cobrava pedágio de tudo que atravessasse a região. Os revoltosos, entre eles Francisco, conseguem conquistar o poder. Em 1201, Francisco organiza uma tropa para dar combate à nobreza feudal que havia se refugiado na Perúsia. Na luta os mercadores de Assis são derrotados e Francisco é levado para a prisão, onde permanece durante um ano.

Em 1203, de volta a cidade natal, Francisco entrega-se a uma vida de festas e luxo. Depois de algum tempo resolve mudar de vida e ser cavaleiro. Para chegar a esse posto teria que começar como escudeiro de um nobre. Francisco parte para a sua missão.

Durante o percurso, ao encontrar os mendigos, vai desfazendo-se dos seus bens.

Em 1206, orando na capela de São Damião, acredita ouvir de Cristo as seguintes palavras: "Vá Francisco, e restaure a Minha Casa".

Imaginando tratar-se de reconstruir a Capela, volta para casa, vende boa parte dos tecidos do pai, e entrega-se ao serviço de Deus e dos miseráveis. Em 1208, faz votos de pobreza.

Francisco de Assis, decidido a cumprir as Sagradas Escrituras, passa a viver voltado apenas para o espírito. Os seus sermões eram cada vez mais frequentados, a sua fama vai espalhando-se e aos poucos já tinha seguidores, dispostos a formar uma nova ordem religiosa. Em 1210, fundaram a Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis, que instalou-se em cabanas no alto dos montes.

Em 1212, voltando a sua cidade natal, vem a seu encontro a jovem Clara, que se junta ao grupo e funda mais tarde a Ordem das Clarissas. Em 1215, o papa Inocêncio III reconhece a "Ordem dos Franciscanos" e designa o Cardeal Ugolino, como protector da Ordem. Os discípulos são separados em dois grupos para seguir em peregrinação pelo mundo para disseminar o sentimento da fé cristã.

Durante a peregrinação os franciscanos tiveram os seus primeiros martírios, cinco discípulos foram mortos pelos muçulmanos, em Ceuta, por recusarem a conversão ao islamismo.

Francisco embarca para a Terra Santa, onde é aprisionado e levado ao Sultão. Para mostrar a superioridade da fé cristã, Francisco anda sobre brasas.
É imediatamente libertado e volta para a Itália.
Em 1221, apresenta um texto com as regras para a ordem, que é recusado pelo cardeal Ugolino. Em 1223 o texto é retocado e finalmente aceite pelo papa Honório III.

Em 1224, decepcionado e doente, com uma inflamação nos olhos, é obrigado a moderar as suas actividades. Nesse mesmo ano renuncia à direcção efectiva da irmandade que criara.

São Francisco, em companhia dos discípulos Ange, Rufino e Leão, parte para a floresta.

Conta-se que na floresta, na sua presença, os peixes saltavam da água e os pássaros pousavam nos seus ombros.

Certo dia enquanto rezava, no alto do rochedo, desceu do céu um Serafim de asas resplandecentes, trazendo nos braços uma cruz. Quando a imagem desapareceu, Francisco percebe marcas de sangue nas mãos e nos pés.

Em 1226, Francisco implora que levem-no a Assis onde, falece assistido pelos discípulos, no dia 3 de Outubro. A Ordem dos Franciscanos espalhou-se pelo mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...